domingo, 4 de maio de 2014

Arrumando a mesa para receber convidados

Uma mesa bem arrumada e decorada torna qualquer ocasião ainda mais especial.
Selecionamos uma matéria especial da revista Casa Linda* com dicas importantes da personal organizer Juliana Faria.
Confira!

Ocasiões formais

Se a ocasião for mais formal, como um jantar mais refinado ou coquetel, a especialista aconselha começar a decoração pela toalha de mesa. “Se for um jantar formal, a toalha deve ser de preferência de cor clara. Em relação ao tecido, ele pode ser linho ou outro de boa qualidade e caimento. Se tiverem relevos ou desenhos, que sejam da mesma cor. Outro detalhe importante é que esteja impecavelmente bem passada”. 

Sobre a disposição da mesa:
- Pratos  
Na montagem dos pratos, iniciamos com o sousplat ( pronuncia-se Suplá) sobre a toalha. Este não é trocado durante a refeição e serve para apoiar os outros pratos. Sobre ele colocamos o prato principal e o prato de salada logo em seguida. O pratinho de pão deve ser colocado do lado esquerdo do prato de refeição na parte superior, sobre ele coloca-se uma faquinha para pão.
 
- Talheres 
A ordem dos talheres para um jantar formal segue a ordem dos pratos que serão servidos, de fora para dentro. As colheres ficam sempre à direita, assim como as facas que devem ficar com o corte voltado para o prato. Os garfos vão sempre à esquerda. Os talheres de sobremesa devem ser posicionados acima do prato. O cabo da colher e o da faca ficam virados para a direita, e o garfo deve ser colocado entre a colher e a faca, com o cabo virado para a esquerda.
 
- Copos 
Os copos ficam dispostos na seguinte ordem, de fora para dentro: vinho branco, vinho tinto e água, com a opção de taça para champanhe ou espumante. Essa é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é normalmente menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água.
 
- Guardanapos  
Por ser um jantar formal, devemos utilizar guardanapos de tecido, pois deixa a mesa muito mais elegante. Ele pode ser colocado do lado esquerdo ou em cima do prato.
 
- Detalhes  
Um belo arranjo de flores baixas (que sejam sem perfume) e velas são itens indispensáveis para decorar a mesa.

 
Ocasiões informais

Se você for receber visitas para ocasiões informais, como reuniõezinhas de família e encontro entre amigos íntimos, o segredo é apostar nos aperitivos. “Podem ser servidos aperitivos e petiscos para comer com as mãos. O estilo de aperitivos Finger Food (pequenos alimentos que podem ser colocados em palitos, como queijos e azeitonas) estão na moda. Dê preferência para petiscos que não ocupem as duas mãos, pois uma delas pode estar segurando um copo se as pessoas estiverem em pé”, aconselha Juliana.

Quando escolher o cardápio, tenha cuidado em selecionar comidas que dispensem o uso de facas e utilize guardanapos de papel. “Para as pessoas ficarem mais à vontade, o serviço à americana costuma ser o mais indicado. Arrume um aparador e disponha os pratos sobre ele para que as pessoas possam se servir”, completa a profissional.

A disposição da mesa é bem mais livre, com somente uma regra: “procure colocar pessoas que tenham interesse comum sentadas próximas”, diz a personal organizer.


Decoração para impressionar
Se você quiser causar uma boa impressão para os convidados,uma boa dica é usar toalhas, pratos e copos de boa qualidade. “Um belo arranjo de flores também funciona, mas cuidado para não exagerar: menos é mais! Outro detalhe legal é caprichar na decoração e apresentação dos pratos. Esse detalhe costuma fazer o maior sucesso”, exemplifica Juliana.

Dica especial Peça as Peças
Para deixar tudo ainda mais especial, conte com os diversos materiais para festas da Peça as Peças. Aqui você encontra tudo o que precisa para sua festa ficar completa, do mobiliário aos tecidos. Faça a diferença com a Peça as Peças!

*Publicado em:
Jeitos de arrumas a mesa para receber convidados - por Isabela Zamboni 

0 comentários:

Postar um comentário